qui., 05 de set.
|Google Classroom
Linguagem da Comida: Sabores, Aprendizagens e Descobertas - On line
Na escola que o ato de alimentar-se nos permite acionar diferentes linguagens como a gráfica, a pictórica, a matemática, a escrita. Vamos investigar juntos as múltiplas possibilidades de aprendizagem que envolvem a linguagem da comida?
Horário e local
05 de set. de 2024, 19:00 – 14 de set. de 2024, 12:00
Google Classroom
Sobre o evento
A comida é fonte de vida e cultura. Na escola, as crianças, desde bebês, são apresentadas aos repertórios e rituais que envolvem o ato de alimentar-se: estar à mesa, compartilhar com os amigos a experiência de descobrir sabores novos, envolver-se na preparação de receitas e acompanhar o cultivo de plantas alimentícias. É na escola também que esse ato humano tão importante que é alimentar-se nos permite acionar diferentes linguagens como a gráfica, a pictórica, a matemática, a escrita. Vamos investigar juntos as múltiplas possibilidades de aprendizagem e saberes que envolvem a linguagem da comida e sua relação com outras linguagens no cotidiano da escola?
Carga horária: 6 horas
Cronograma:
- 05/09 - 19h às 21h - Os bebês e as primeiras experiências com a linguagem da comida
- 12/09 - 19h às 21h - A linguagem da comida em conexão com outras linguagens
- 14/09 - 10h às 12h - A linguagem da comida e a Abordagem Reggio Emilia - com atelierista italiana Elena Costi (com tradução para o português)
____________________________________________________________________
Silvia Pandini
Mestre em educação pela UFPR. Arte educadora pela PUC-RJ. Com experiência em Educação há 22 anos, atuou como professora e coordenadora de educação infantil, na docência do Ensino Superior e com formação de professores em redes públicas e privadas de ensino. Em 2018 lançou-se ao desafio de constituir-se atelierista na Parlenda. Nutre grandes paixões: a infância, a natureza, a arte, literatura. Isso a conduz a aproximações entre o minúsculo e o imenso. Investigar linguagens e dar vazão à autoria de adultos e crianças, povoar o imaginário da escola com a riqueza cultural brasileira e suscitar metáforas constitui a beleza do seu fazer cotidiano.
Elena Costi
Atelierista em Reggio Emilia há 10 anos, é diplomada pela Universidade de Reggio Emilia em Design, Gráfica, Publicidade e Comunicação.
Atuou em diversos projetos de produção multimídia e concepção de ambientes de aprendizagem para a primeira infância e na realização de oficinas de desenvolvimento de linguagens expressivas voltadas para crianças e famílias. Participou de projetos educativos envolvendo imagem e mídia, codificação e pensamento computacional e documentação pedagógica. Atualmente está no grupo de estudo de materiais inovadores no contexto de aprendizagem para crianças de 0 a 6 anos e lidera o laboratório de um centro educacional de 0 a 6 anos para 200 crianças na região de Reggio Emilia.
Para mais informações:
+55 41 99753-0223