Carta de identidade

Duas crianças brincando com argila
Quintal da escola

Desde
2014

Fundada por Sônia Sillas e Ivanir Dececek, a Parlenda é uma escola que prima pela valorização das infâncias e tem como referências as abordagens de Reggio Emilia (Itália) e de Pikler-Lóczy (Hungria), com foco em uma prática educativa voltada para a multiplicidade de oportunidades e vivências com as linguagens da cultura e o exercício da autonomia pelas crianças. A proposta pedagógica se estrutura nos eixos Interações, Brincadeira, Arte e Natureza.

A Parlenda proporciona um ambiente educativo onde as relações de respeito e autoria são alicerçadas no ambiente natural e cultural. Com essa perspectiva relacional, crianças, famílias e escola estabelecem conexões e diálogos, ativam suas escutas e educam-se para e pela diferença.

​

Com o compromisso de contemplar as orientações nacionais, reiteramos a concepção de criança, entendida como sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Compreendemos o espaço como um dos componentes da proposta pedagógica e que tem grande importância para as descobertas e aprendizagens da comunidade educativa.

Criança erguendo a mão para pegar na  árvore

Os adultos preparam os ambientes levando em conta as dimensões estética, sonora, sensorial, investigativa, entre outros, a fim de acolher os interesses, os tempos, as necessidades das crianças e provocar a vivência e o enriquecimento de suas experiências.

​

A arte, um dos eixos da proposta, configura campo da expressividade da criança, pelo qual ela manifesta suas percepções, desenvolve a linguagem da sensibilidade, experimenta e explora sua capacidade simbólica, realiza produções que concretizam sua perspectiva criativa sobre o vivido, atravessando a escola de referências significativas.

​

A grandeza do ambiente natural da Parlenda impele adultos e crianças a significarem suas vivências cotidianas pelo contato com elementos que preenchem a vida com  experiências. Assim, o encontro com a sazonalidade e as transformações, propicia a oportunidade de observar seus ritmos, formas  e particularidades que caracterizam os elementos naturais, ciclos e fenômenos.

​

Habitando os recantos do Quintal, as crianças constroem uma relação com a natureza e descobrem sua potência ao desenvolverem habilidades e constituírem esse ambiente como um lugar de brincar, se relacionar e vivenciar valores.

• WhatsApp Parlenda