Espiral

Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se

Na Escola Parlenda, o currículo emerge de situações significativas vivenciadas pelas crianças. Assim, é a partir da escuta de seus interesses que construímos proposições desafiadoras que ampliam seus repertórios e lhes possibilitam avançar em suas competências. Isso se concretiza em um cotidiano rico, que promove as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças por meio das relações com os seus pares, com os adultos, com o meio físico e natural. O nosso currículo contempla os direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Vídeo Institucional

Nosso compromisso

Assumimos o compromisso de oferecer às crianças meios de Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer, a partir de suas experiências de vida.

​

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e estabelecendo diálogo com as abordagens de Reggio Emilia e de Emmi Pikler, dada a similaridade de princípios e a possibilidade de constituição de práticas que correspondam a um pensamento reflexivo e projetual, a Escola Parlenda alicerça sua propostas pedagógica nos eixos Interações, Brincadeiras, Natureza e Arte.

Essas ações são permeadas pela forte parceria entre escola-família e por um profundo respeito pelas crianças enquanto sujeitos de direitos.

Sala de aula

Criança potente, capaz, que atua, que é respeitada

A Escola Parlenda garante o direito das crianças de viver uma relação respeitosa com a natureza. Observá-la e experimentá-la no cotidiano, perceber-se como ser da natureza e construir uma cultura da infância permeada pelo vínculo com o mundo natural.

Experiências

Pisar na terra, correr, observar os esquilos, os pássaros, as borboletas, as formigas, as folhas das árvores balançando, a cor do céu, a água que cai da chuva no gramado, sentir as texturas e perceber formas e volumes de diferentes elementos naturais, são possibilidades que a criança vivencia no Quintal da Parlenda.

Particularidades

Olhar cada criança em sua particularidade e na sua condição humana para lhe propiciar vivências em um contexto educativo que privilegia a inteireza nas relações, o tempo para deixar-se atravessar com os sentidos e o imaginário, a experiência coletiva que transforma a escola em um lugar habitado pelas crianças e suas culturas infantis.

Protagonismo

Criança potente, capaz, que atua, que exerce seu potencial imaginativo, que é respeitada e instigada a manter viva a curiosidade sobre o mundo.

9-1536x1536-1-1.jpg

O que estão falando da Parlenda

A infância que toda criança merecia ter, é garantida lá.

Aline Veiga

5-1536x1536-2-2.jpg

Construção de significados em sua experiência educativa

Menino mexendo na terra