top of page


Blog
Textos e notícias pedagógicas


Cesto dos Tesouros: um convite para descobrir o mundo
Por Jaque C. O Cesto dos Tesouros é uma proposta vivenciada em pequeno grupo, que convida os bebês a pesquisar, explorar, escolher, observar e experimentar o mundo com o corpo inteiro. No primeiro encontro, muitos ainda estão de bruços, e é justamente dessa posição que surge o primeiro ato investigativo: alcançar o cesto. As pernas se esticam, os pés pressionam o chão, os dedos procuram apoio. As mãos avançam na tentativa de alcançar, enquanto os olhos acompanham atentos às m
Escola Parlenda
há 3 dias2 min de leitura
Â
Â
Â


O processo de letramento e alfabetização no Infantil 5 na Parlenda
Por Ana Caroline Mayrhofer Na Parlenda, o processo de letramento e alfabetização do Infantil 5 é vivido como experiência coletiva e situada, marcada por práticas cotidianas que dão sentido à escrita. Não se trata apenas de aprender letras e sons, mas de reconhecer a palavra como lugar de encontro, memória e invenção. Como afirma Soares (2003, p. 46), “alfabetizar letrando significa, simultaneamente, ensinar a ler e escrever e ensinar as práticas sociais da leitura e da escrit
Escola Parlenda
24 de out.3 min de leitura
Â
Â
Â


As cem linguagens da crianças
Por Silvia Pandini “A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos cem pensamentos cem modos de pensar de jogar e de falar. Cem sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar. Cem alegrias para cantar e compreender. Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar. Cem mundos para sonhar. A criança tem cem linguagens (e depois cem cem cem) mas roubaram-lhe noventa e nove. A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo. Dizem-lhe: de pensar sem as mãos de fazer sem
Silvia Pandini
14 de out.3 min de leitura
Â
Â
Â


Shadowing e Reggio Emilia: aprendendo pela escuta e observação
Por Silvia Pandini O que é Shadowing? Shadowing é uma modalidade formativa baseada na observação e no acompanhamento das ações de cada um dos diferentes profissionais que atuam no cotidiano da escola.  Dessa presença e acompanhamento, deriva a possibilidade de observar e aprender com as relações que se estabelecem entre as crianças, as crianças e os profissionais da escola, ou ainda, a partir das relações que se estabelecem entre os diferentes profissionais que atuam na es
Silvia Pandini
25 de set.3 min de leitura
Â
Â
Â


Horta: conexão com a natureza e aprendizagem na infância
Na Parlenda, cada espaço pode se tornar um território de descobertas. A horta, em especial, ocupa um lugar privilegiado, é nela que as...
Escola Parlenda
24 de set.3 min de leitura
Â
Â
Â


Eeny, meeny, miny, moe: o inglês no cotidiano da Parlenda
Certamente, a parlenda mencionada no tÃtulo já foi recitada e ouvida em diferentes momentos e espaços, incluindo o núcleo familiar. Ainda...
Escola Parlenda
25 de ago.3 min de leitura
Â
Â
Â
bottom of page

