top of page
Mão de criança e tronco de árvore

Blog

Textos e notícias pedagógicas

As cem linguagens da crianças

Por Silvia Pandini

ree

“A criança é feita de cem.

A criança tem cem mãos cem pensamentos

cem modos de pensar de jogar e de falar.

Cem sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.

Cem alegrias para cantar e compreender.

Cem mundos para descobrir.

Cem mundos para inventar.

Cem mundos para sonhar.

A criança tem cem linguagens (e depois cem cem cem) mas roubaram-lhe noventa e nove.

A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo.

Dizem-lhe: de pensar sem as mãos

de fazer sem a cabeça

de escutar e de não falar

de compreender sem alegrias

de amar e de maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.

Dizem-lhe: de descobrir um mundo que já existe

e de cem roubaram-lhe noventa e nove.

Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho

a realidade e a fantasia

a ciência e a imaginação

o céu e a terra

a razão e o sonho

são coisas que não estão juntas.

Dizem-lhe enfim: que as cem não existem.

A criança diz: ao contrário, as cem existem.”

Malaguzzi (1997). As Cem Linguagens da Criança. Porto Alegre.

Loris Malaguzzi criou a metáfora das Cem Linguagens  para  nomear a incrível capacidade humana de criar signos, códigos e símbolos  para produzir linguagens que nos ajudem a expressar o mundo, a nós mesmos e àquela perplexidade que nos espanta no ordinário cotidiano.


Contrariando uma escola  baseada na disciplina, no pensamento divergente, no treino enfadonho, no embotamento da alma e dos sentidos, Malaguzzi preconizou uma escola viva, pulsante e, em suas palavras, “amável”.


Produzir uma escola amável, à altura dos sentimentos e pensamentos das crianças, pressupõe a ação de muitos adultos trabalhando de maneira cooperativa e   profundamente sintonizados aos modos de crianças,desde bebês, se perguntarem sobre si mesmo e sobre o mundo.


Para expressarem o que lhes vai na mente e nos sentidos,  as pessoas, desde crianças acionam muitas linguagens:  o choro, o gesto, os movimentos, a palavra oral, falada e escrita,  o desenho, a pintura, a escultura, as construções com materiais não-estruturados, a argila, a natureza, a digital, o pensamento computacional, o brincar,  o teatro, a comida…  são tantas as possibilidades de linguagem que a lista parece não ter fim.



A atmosfera do Ateliê,  que deve contagiar toda escola,  é propícia para fomentar o pensamento divergente e os processos de aprendizagens por meio de distintas linguagens. Entendemos, portanto, que as diferentes  linguagens produzem novos conhecimentos e que, à medida que crianças  as acionam  e as colocam em relação novas conexões se criam,  nutrindo também a  criatividade. 


  Nas palavras de Claudia Giudici, “Quando falamos de linguagem, referimo-nos aos diversos modos da criança (do ser humano) de representar, comunicar, expressar o pensamento por meio de diversas mídias e sistemas simbólicos; as linguagens, portanto, são as múltiplas fontes/gêneses do conhecimento.”  As linguagens  já existentes, e as muitas que ainda  haveremos de criar, nos ajudam a viabilizar o pensamento de Véa Vecchi,  e fazer da escola  o  palco de  uma “dança entre cognitivo, expressivo, racional e imaginativo  aconteça, ou pelo menos esteja o mais presente possível nos processos de aprendizagem.”   


Romper as barreiras entre os sentidos e os pensamentos,  integrar o corpo e a mente,  acolher estilos cognitivos distintos, promover rotas autorais de pensamento,   dar vazão às autorias das crianças,   são as grandes contribuições que as múltiplas linguagens podem trazer para a escola e que as crianças levarão para consigo, para viver o presente e para o tempo indistinto que viverão além dos espaços da escola!





Comentários


  • WhatsApp Parlenda
Fundo com linhas

Conecte-se conosco

Rua João Batista Dallarmi, nº 817

Santo Inácio​ - Curitiba - Paraná

contato@escolaparlenda.com

Tel: (41) 3363-6688

WhatsApp : (41) 9 9211-6688

  • Facebook Escola Parlenda
  • Instagram Escola Parlenda
Selo LbL redondo 4.png

© 2022 Parlenda Berçário e Escola - CNPJ:20.973.417/0001-48

Direitos reservados

Obrigado pelo envio!

bottom of page