Uma escola diferente por natureza

Acreditamos que a escola deve ser um ambiente permeado de afetos. Um espaço acolhedor e que nos faz lembrar a casa da avó. O aroma do pão fresquinho, o canto dos pássaros, as árvores do quintal, os encontros permeados pelos diálogos e sorrisos possibilitam uma atmosfera acolhedora, onde todos podem brincar, descansar, aprender e fazer novas descobertas sobre o mundo!

Uma Escola Aprendente

Ser diferente por natureza é pensar no inacabamento humano como possibilidade de a cada dia aprender algo novo, transformar-se, ser capaz de ofertar uma escuta sensível para aproximar-se do outro e com ele construir um mundo possível, dialógico, inclusivo e solidário. E isso envolve todos os sujeitos implicados no processo educativo, as crianças, os adultos de referência – professoras, professores, auxiliares, demais profissionais da escola. Juntos formamos uma grande comunidade aprendente!

Menina brincando em mesa de luz

Professores pesquisadores

Nossas professoras e professores são investigativos e abertos a compreender o modo como as crianças percebem o mundo e constroem conhecimentos, contemplando interesses, demandas e necessidades das crianças, desde bebês. A formação continuada acontece por meio de encontros pedagógicos semanais e da parceria com universidades e pedagogos da cidade de Reggio Emilia.

Reunião de professores

Concepção de criança e infância

A criança, em sua potência, é, para nós, o motivo de acreditar em uma escola diferente. Acreditamos, por isso, em uma escola na qual criamos as condições necessárias para proporcionar à criança viver, a cada dia, a descoberta de si e do mundo, integrada a um ambiente rico e desafiador, com possibilidades que a envolvem e a provocam a conhecer, interagir, brincar, imaginar e ser sujeito de seu tempo, com um aporte cultural enriquecido pela vivência na coletividade.

​

Nessa concepção, a escola possibilita que a criança possa ser ela mesma, com os pés plantados na terra, em uma relação orgânica com a natureza, aprendendo a linguagem dos insetos, das flores, das árvores, do vento e da chuva. Por isso, acreditamos em uma prática educativa em que os tempos das crianças são respeitados e na qual o tempo da escola é alargado para proporcionar a elas situações ricas, diversas e intensas de brincar, se marcar com a lama, pisar na grama, aprender a subir em árvores e colher seus frutos. Um tempo que lhes propicia investigar o mundo e conhecê-lo por meio de seus sentidos e emoções. Um espaço educativo onde as ideias das crianças e suas teorias provisórias sobre o mundo são consideradas como ponto de partida, como meio e possibilidade à construção de conhecimentos complexos elaborados na relação com o meio, consigo e com outro.

Crianças puxando corda
Escola Aprendente