Shadowing e Reggio Emilia: aprendendo pela escuta e observação
- rcelmor
- 25 de set.
- 3 min de leitura
Por Silvia Pandini
O que é Shadowing?

Shadowing é uma modalidade formativa baseada na observação e no acompanhamento das ações de cada um dos diferentes profissionais que atuam no cotidiano da escola.
Dessa presença e acompanhamento, deriva a possibilidade de observar e aprender com as relações que se estabelecem entre as crianças, as crianças e os profissionais da escola, ou ainda, a partir das relações que se estabelecem entre os diferentes profissionais que atuam na escola, das relações entre as crianças e os espaços e materiais.
Shadowing e o Narrativas da Infância
Essa modalidade de formação continuada é viabilizada pelo Narrativas da Infância, junto à equipe de profissionais da Escola Parlenda. O shadowing permite ao profissional observar como o planejamento e os princípios da abordagem projetual se materializam na vida diária da escola.
Após as experiências de observação nas salas de referência, quintais e ateliês, da observação das rotinas e jornadas de adultos e crianças, organizamos um encontro para dialogarmos a partir de referências teóricas criando assim interpretações e aprofundamentos para o que foi vivido na prática.
Confira a postagem Você sabe o que é Shadowing em escolas italianas?
A Reflexão sobre os Papéis dos Adultos
O Shadowing nos permite refletir sobre os modos de atuação dos adultos no desempenho de diferentes papéis no interior das escolas que seguem abordagens participativas.
Aprofunde seu olhar: confira o vídeo da professora Ana Júlia e descubra como o Shadowing transforma o cotidiano escolar.
Papéis na Abordagem Reggio Emilia
Na abordagem Reggio Emilia, por exemplo, encontramos:
Professores e Atelieristas, que trabalham diretamente com as crianças e demais adultos da escola a fim de criar aprofundamentos nos usos das linguagens expressivas por parte das crianças.
Coordenadores pedagógicos, que sustentam as reflexões teóricas que respaldam a prática cotidiana, as relações entre os diferentes profissionais e as relações com as famílias.
Shadowing e a Abordagem Projetual
Na Abordagem Reggiana, espera-se que os professores, atelieristas e coordenadores desenvolvam competências para viabilizar uma abordagem projetual, ou seja, promover projetos investigativos de média e longa duração que contemplem os interesses das crianças, suas teorias, hipóteses e modos de produzir cultura. E isso acontece por meio da escuta, da observação, da interpretação e da documentação pedagógica.

O que o Educador Observa no Shadowing
No shadowing, educadores podem acompanhar outros profissionais que desempenham cada uma dessas funções e assim, observar quais estratégias são acionadas, quais práticas e mediações são realizadas e ainda como a jornada e rotina de trabalho estão organizadas.
A Escola Viva em Movimento
A prática do shadowing permite que os profissionais possam acompanhar uma escola viva sendo habitada por crianças e adultos no exercício de seus papeis. É a partir da observação, das reflexões produzidas com base na observação e nos diálogos e partilhas que novos saberes são produzidos a partir da prática.
Shadowing como Pesquisa e Formação
Refletir a partir dos confrontos com as posições e saberes de outros profissionais contribui para quem se coloca no exercício de shadowing possa constituir-se pesquisador capaz de refletir e se formar a partir da própria prática.
Quer continuar se inspirando?
Explore outros artigos em nosso site e descubra mais sobre o universo da educação participativa e da abordagem Reggio Emilia.
Horta: conexão com a natureza e aprendizagem na infância
A Linguagem da Comida: Memória, Cultura e Conexão