top of page
Mão de criança e tronco de árvore

Blog

Textos e notícias pedagógicas

Shadowing e Reggio Emilia: aprendendo pela escuta e observação

Por Silvia Pandini

O que é Shadowing?

ree

Shadowing é uma modalidade formativa baseada na observação e no acompanhamento das ações de cada um dos diferentes profissionais que atuam no cotidiano da escola.  

Dessa presença e acompanhamento, deriva a possibilidade de observar e aprender com as relações que se estabelecem entre as crianças, as crianças e os profissionais da escola,  ou ainda, a  partir das relações que se estabelecem entre os diferentes profissionais que atuam na escola, das relações entre as crianças e os espaços e materiais.

Shadowing e o Narrativas da Infância

Essa modalidade de formação continuada é viabilizada pelo Narrativas da Infância, junto à equipe de profissionais da Escola Parlenda. O shadowing permite ao profissional observar como o planejamento e os princípios  da abordagem projetual se materializam na vida diária da escola.

Após as experiências de observação nas salas de referência, quintais e ateliês,  da observação das rotinas  e  jornadas de adultos e crianças, organizamos um encontro para dialogarmos a partir de referências teóricas  criando assim interpretações e aprofundamentos para o que foi vivido na prática. Confira a postagem Você sabe o que é Shadowing em escolas italianas?


A Reflexão sobre os Papéis dos Adultos

O Shadowing nos permite refletir sobre  os  modos de atuação dos adultos no desempenho de  diferentes papéis no interior das escolas que seguem   abordagens participativas.


Aprofunde seu olhar: confira o vídeo da professora Ana Júlia e descubra como o Shadowing transforma o cotidiano escolar.






Papéis na Abordagem Reggio Emilia

Na abordagem Reggio Emilia, por exemplo, encontramos:

  • Professores e Atelieristas, que trabalham diretamente com as crianças e demais adultos da escola a fim de criar aprofundamentos nos usos das linguagens expressivas por  parte das crianças.

  • Coordenadores pedagógicos, que sustentam as reflexões teóricas que respaldam a prática cotidiana, as relações entre os diferentes profissionais e as relações com as famílias.



Shadowing e a Abordagem Projetual

Na Abordagem Reggiana,  espera-se  que os  professores, atelieristas e coordenadores  desenvolvam  competências para viabilizar uma abordagem projetual, ou seja, promover projetos investigativos de média e longa duração que contemplem os interesses das crianças, suas teorias, hipóteses e modos de produzir cultura. E isso  acontece por meio da escuta, da observação, da interpretação e da documentação pedagógica.

ree

O que o Educador Observa no Shadowing

No shadowing, educadores podem acompanhar outros profissionais  que desempenham cada uma dessas  funções e assim, observar quais estratégias são acionadas, quais práticas e mediações são realizadas e ainda como a jornada  e rotina de trabalho estão organizadas.  





A Escola Viva em Movimento

A prática do shadowing permite que os profissionais possam acompanhar uma escola viva sendo habitada por crianças e adultos no exercício de seus papeis. É a partir da observação, das reflexões produzidas com base  na observação e nos diálogos e partilhas que novos saberes são produzidos a partir da prática.

Shadowing como Pesquisa e Formação

Refletir  a partir dos confrontos com as posições e saberes de outros   profissionais contribui para quem  se coloca no exercício de shadowing possa constituir-se pesquisador capaz de refletir e se formar a partir da  própria prática. 


Quer continuar se inspirando? Explore outros artigos em nosso site e descubra mais sobre o universo da educação participativa e da abordagem Reggio Emilia.


 
 
 
  • WhatsApp Parlenda
Fundo com linhas

Conecte-se conosco

Rua João Batista Dallarmi, nº 817

Santo Inácio​ - Curitiba - Paraná

contato@escolaparlenda.com

Tel: (41) 3363-6688

WhatsApp : (41) 9 9211-6688

  • Facebook Escola Parlenda
  • Instagram Escola Parlenda
Selo LbL redondo 4.png

© 2022 Parlenda Berçário e Escola - CNPJ:20.973.417/0001-48

Direitos reservados

Obrigado pelo envio!

bottom of page