Horta: conexão com a natureza e aprendizagem na infância
- Escola Parlenda
- 24 de set.
- 3 min de leitura

Na Parlenda, cada espaço pode se tornar um território de descobertas. A horta, em especial, ocupa um lugar privilegiado, é nela que as crianças se aproximam da natureza de forma concreta, sentindo a terra nas mãos, observando o ciclo da vida e experimentando a alegria de cultivar.
Plantar, regar, colher. Gestos simples que revelam uma imensa potência educativa. Ao se debruçar sobre a terra, a criança se conecta não apenas com o alimento, mas também com o tempo da natureza. É no ritmo do crescimento das plantas que se aprende sobre paciência, cuidado e respeito. Quando estamos em contato com a natureza, ela se torna parte de nós e nos transforma. Como diz Jorge Larrosa:“É experiência aquilo que nos passa, ou que nos toca, ou que nos acontece, e ao nos passar nos forma e nos transforma. Somente o sujeito da experiência está, portanto, aberto à sua própria transformação.”
Quase todos os dias, as crianças do Infantil III do integral e intermediário, se reúnem em torno do canteiro de flores comestíveis e de ervas aromáticas. As mãos pequenas moldam a terra, espalham sementes, sentem o perfume das flores e experimentam cores e sabores. A cada semana, surgem novas perguntas, perguntas que revelam curiosidade, pensamento científico e desejo de compreender o mundo.
“Será que precisa dar comida para as plantinhas? Precisamos chamar o seu Peterson” Franco
“A gente já vai poder comer essas flores? Eu quero experimentar essa vermelha daqui. Ela é de morango?” Leonardo
“Não pode comer agora, né Leo, elas precisam crescer primeiro” Felipe
“Mas olha, ela já tá grande!” Leonardo
“Tio Peterson, porque nessa flor aqui tem uma teia de aranha?” Luca
“E nessa árvore também tem uma teia de aranha bem grandona” Lívia
De acordo com Loris Malaguzzi, a criança é feita de cem. Cem linguagens que não separam o brincar da realidade, porque todas atravessam o viver, o sentir, o pensar e o imaginar. Entre essas linguagens, também está a experiência sensorial com a natureza. Nesse sentido, o plantio e o cuidado com as flores comestíveis, se torna mais uma linguagem, um espaço que convida à expressão, à investigação e à criação. Olhares atentos, observam o tempo do crescimento e descobrem que aprender pode florescer junto com o que se cultiva.
“A minha mãe me ensinou que precisa colocar água nas plantinhas e ela vai nascer, nascer e nascer” Luca
Os canteiros de flores comestíveis e ervas aromáticas, também é um espaço de convivência. Ao trabalhar em grupo, as crianças negociam papéis, compartilham ferramentas, decidem juntas onde plantar. Trata-se de uma experiência de cidadania desde cedo, na qual se aprende que cuidar do que é coletivo é responsabilidade de todos.
Nosso slogan, “Diferente por natureza”, ganha ainda mais força nesse contexto. Diferente, porque cada criança encontra na horta um modo único de se expressar. Por natureza, porque é na relação com o mundo vivo que brota a aprendizagem autêntica.
Assim, o canteiro de flores comestíveis e de ervas aromáticas da Parlenda, não é apenas um espaço verde no quintal. É um ateliê vivo, onde brotam experiências, relações e saberes. Entre o cultivo e os cuidados com as flores , as crianças aprendem que a vida é feita de ciclos, que o cuidado se transforma, que o alimento nasce da terra. Aprendem, sobretudo, que é possível crescer em sintonia com o mundo natural.
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